domingo, 27 de dezembro de 2009

Uma, duas, três, quatro, ..., oito. Oito argolas prateadas, brilho e luzes. Naquele salão verde as crianças mostravam os dentes em sorrisos gigantescos, desses que nem cabem no rosto. As meninas, caídas ao chão, balançavam as perninhas para cima. Os meninos, traquinas, corriam de canto à canto.
No meio da roda, ele. E todos os olhares, nele. Ele, o mágico. Uma roupa comum, preta, com mangas misteriosas, de onde possa vir todos os segredos, se existem. Em suas mãos não havia apenas oito argolas prateadas. Era mais. Havia ali, alegria, fantasia, esperança, vida, brincadeira, felicidade, felicidade, felicidade. Num susto, os círculos de metal começaram a boiar no ar. Pega um e outro e depois outro, dá-se um giro, quase pirueta de mãos e tcham; eles se encaixam perfeitamente e seguem entrando, misturando, envolvendo como se desse laços com o metal. Faz um desenho flutuante. O brilho reflete nos olhos. As crianças ficam estáticas. É possível ouvir algumas pessoas comentando: qual é o truque?... Depois, mais argolas que entram e saem, se enlaçam em um nó complexo, uma obra de arte que ele faz. Pois o mágico é, antes de tudo, um artista perfeito, que reinventa aquilo que tanta gente não vê ou não quer ver. Então, ele une todas as argolas em uma só mão, e com o sopro bem leve transforma-as em corrente. Solta, joga, levanta, balança, uma dança de prata, e perplexas, elas se soltam, voltando a ser cada círculo só. Tantas manobras, molduras, enigmas, e o fim do espetáculo encantador. Todos admirados, mas alguns desconfiados. Os jovens meninos e meninas ainda naquele mundo de sonho, ficaram sentados por alguns minutos. Certos adultos, logo caíram em si, desacreditados, tentando descobrir os segredos. E, assim, perdendo a beleza dos detalhes do próprio segredo. Acredita em mágica? Eu acreditei.

2 comentários:

  1. Menina se e eu te falar que você manda muito bem você acredita em mim? Quando sobrar um tempo aqui eu volto e leio tudo :*

    ResponderExcluir
  2. Eu não quero descobrir o segredo. A vida é mágica, é melhor que seja assim.
    bjsss

    ResponderExcluir